+A +/- -A
- Em nota divulgada na página da Fundação José Saramago a sede nova da instituição abre suas portas em cerimônia a se realizar no próximo dia 13 de junho, na Casa dos Bicos. Juntamente com a nova sede será aberta também  a exposição "José Saramago. A Semente e os Frutos" sob curadoria de Fernando Gómez Aguillera. Mais, aqui.

- Em nota divulgada hoje (18/04/12) pelo jornal português Diário de Notícias, a Fundação José Saramago deverá postar on-line uma revista. Lucerna é o título do periódico e terá lançamento na próxima segunda-feira, Dia Internacional do Livro.

- O livro O homem duplicado receberá adaptação para o cinema. A notícia veio logo em seguida a divulgação feita pelo cineasta diretor de José e Pilar ter se prontificado a levar outro romance do escritor português para as telas, O evangelho segundo Jesus Cristo.

- Segundo nota divulgada no jornal português Diário de Notícias com trechos de fala de Pilar del Rio, até a primeira, Lisboa receberá o novo espaço para a Fundação José Saramago que passará a funcionar na Casa dos Bicos. Para a ocasião é esperada uma exposição sobre o escritor.

- A partir de hoje, dia 01 de outubro de 2010, chega on-line a edição de Claraboia. Leia mais aqui.

- O cineasta diretor de José e Pilar esteve um bom tempo ao lado do escritor e sua esposa para coleta de materiais no documentário. Agora, sai pela Quetzal José e Pilar - conversas inéditas. Um complemento ao filme, certamente. Mais, aqui.

 - O documentário José e Pilar é eleito a concorrer o Oscar de melhor filme estrangeiro por Portugal. Mais, aqui.

- Lançado, no México, o Prêmio de Ensaio José Saramago. O prêmio dará a cota de 10 mil pesos, certificado de reconhecimento e publicação de texto na Revista Punto de partida. Interessados podem acessar aqui.

- Numa sessão realizada dia 14 de julho de 2011, no auditório da Biblioteca Ney Pontes Duarte, Mossoró, RN, foi apresentado aos leitores a edição especial do Caderno-revista 7faces. A edição em questão traz textos de ensaístas do Brasil, Argentina e Portugal sobre a obra poética de José Saramago. Durante o evento foi também lançada a revista Cruviana.

- A exposição A consistência dos sonhos, já vista em Portugal e Brasil e que traz uma leva de materiais sobre a vida e a obra de José Saramago, chega à Cidade do México e fica vísivel entre 23 de julho e 2 de outubro. A exposição estará no Antiguo Colegio de San Ildefonso, México F. D., nas salas de exposições da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM).

- O evangelho segundo Jesus Cristo deverá ganhar uma versão para o cinema pelas mãos do cineasta Miguel Gonçalves Mendes - o mesmo diretor do documentário José e Pilar. O anúncio foi feito recentemente pelos jornais portugueses. Leia nota publicada no suplemento Visão, aqui.

- Entre os dias 11 e 14 de setembro Montividéu sedia um evento em homenagem ao escritor José Saramago. Mais informações, clique aqui.  

- Dia 14 de julho de 2011 terá lugar na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte a sessão de lançamento da edição especial do Caderno-revista 7faces que faz uma visita ao lado poético da obra de José Saramago. Informações completas aqui.