+A +/- -A
- José Saramago em entrevista a Ana de Sousa Dias
Entrevista biográfica conduzida por Ana Sousa Dias a José Saramago, escritor, Prêmio Nobel da Literatura em 1998, ao longo da qual se refere o seu percurso literário e abordam-se temas como o seu interesse pela astrofísica, o último livro então apresentado, As intermitências da morte, a arte da escrita e a importância de saber escrever português, a necessidade de inovar a escrita e a narração; alusão ao Ensaio sobre a cegueira e ao Ensaio sobre a lucidez; reflexão sobre o conceito da morte e da eternidade, que José Saramago considera um embuste, referindo-se, a este propósito, o papel da Igreja Católica. (Arquivo RTP)

José Saramago na Holanda
José Saramago esteve no festival cinematográfico de Vlissingen, na Holanda, para assistir ao lançamento do filme A jangada de pedra, de George Sluizer, baseado na obra homônima do escritor. Setembro de 2002.

José Saramago em Porto Alegre, Brasil

José Saramago em Bogotá
Entrevista do escritor José quando da sua visita a Bogotá.

Conferência de José Saramago na Colômbia

José Saramago comenta o livro Heroes de los dos bandos
José Saramago e Gregorio Peces-Barba apresentaram no dia 27 de maio, em Madri, o livro Héroes de los dos bandos. O prólogo do livro foi escrito por José Saramago. Entrevista da Radiocable.

Entrevista a José Saramago pelo Espaço Cultural Caja Canarias
A entrevista feita em 3 de agosto de 2007 no Espaço Cultural da obra social Caja Canarias.

José Saramago comenta o jogo Second Life
Second Life é  jogo virtual de aparências. Mais de um milhão de pessoas que estão nele inscritas compartilham a vida que vivem ou queriam viver nessa rede. José Saramago que escreveu uma sociedade de sombras em A caverna e de duplos em O homem duplicado, romances cujas sociedades são manipulações dos sujeitos a título de evadir-se, reflete neste vídeo sobre o Second Life. A entrevista foi concedida a Radiocable.

Em 2001, o diretor Victor Lopes reúne importantes nomes da língua portuguesa dos quatro continentes para falarem sobre o português. José Saramago foi um dos depoentes. Neste vídeo apresentam-se a sequência de depoimentos de Mia Couto, José Saramago, Teresa Salgueiro e Pedro Ayres Magalhães (Madredeus), João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila e, outra vez, Saramago.

Depoimento de José Saramago ao documentário de João Jardim e Walter Carvalho, filme produzido em 2002.

- A alternativa ao neoliberalismo chama-se consciência

O escritor José Saramago pronunciou, assim como escreveu, muitas falas em torno dos sistemas que regem a sociedade no século XX-XXI. Aqui ele disserta sobre a necessidade de consciência num cenário em que a lucidez é coisa cara e rara. 

- Documentário sobre José Saramago produzido pela Universidade Aberta de Lisboa

- As reações da Tv portuguesa à atribuição do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago
Em outubro de 1998, a Academia Sueca divulgava a concessão do Prêmio Nobel de Literatura a José Saramago; prêmio que já é balbúrdia no mundo inteiro para alguns ganhadores, tem um respaldo ainda maior, porque o escritor português é o primeiro na língua a recebê-lo. Corbertura da RTP, SIC TV e TVI; vídeo editado pela Fundação José Saramago.

- As reações da Tv portuguesa à atribuição do Prêmino Nobel de Literatura a José Saramago (II)

- Lançamento de Caim

- Homenagem ao Memorial do convento pela RTP 


- Sobre Claraboia (Editora Alfaguara)

- José Saramago no "Roda Viva" (2003)
Em 1997, o escritor já havia vindo ao programa brasileiro. Agora, em 2003, José Saramago é novamente entrevista pela equipe do Roda Vida, numa de suas passagens pelo Brasil. 

- Programa "Sempre Um Papo", edição especial com José Saramago 
Entrevista concedida em maio de 1999.

- Homenagem a José Saramago (Las Alpujarras, Granada)

- Homenagem a José Saramago (Rivas Vaciamadrid)

- A viagem do elefante - rota portuguesa
Em Junho de 2009, a Fundação José Saramago percorreu "O Caminho de Salomão", um percurso concebido por José Saramago a partir do seu livro A Viagem do Elefante. O filme mostra essa viagem e aponta o rumo para que outros percorram este "Caminho de Salomão". O filme foi realizado por Miguel Gonçalves Mendes. A produção é da JumpCut.

José Saramago (1922-2010)
Programa-reportagem Especial da RTP sobre o escritor José Saramago

- José Saramago - recortes
Vários momentos e raros de entrevistas concedidas pelo escritor José Saramago.

- Discurso de Estocolmo (1998)
Quando do Banquete no Palácio Real o escritor José Saramago resgata a necessidade de revisitação constante à Declaração dos Direitos Humanos.

- José e Pilar (2011)
Filme de Miguel Gonçalves Mendes que acompanha a rotina do casal José Saramago-Pilar del Río e o trabalho de escrita do romance A viagem do elefante.




Todos os vídeos aqui expostos são resultados de pesquisa feita na rede Youtube e as informações sobre eles prestadas são as mesmas. Em caso de direitos de autoria ou em caso de envio de outros materiais do gênero, bem como crítica, sugestões etc. ao espaço, deve o leitor entrar em contato pelo correio eletrônico.